sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O NOSSO BRASÃO


Olá PARENTESS, 

durante essa semana tentarei responder as perguntas feitas através do mural de recados, começando pela prima Luceli, ok??? 

A pergunta foi: 

luceli em 25/09/2012
gostaria de saber de onde saiu este BRASÃO, qual fonte, onde foi descoberto, quem o postou aqui...obrigado.


PRIMA LUCELI, SOBRE O ESCUDO DA FAMÍLIA BERBERT, NÃO SEI PRECISAR SE ELE É VERDADEIRO OU NÃO. MAS FIZ UMA ANÁLISE A PARTIR DAS INFORMAÇÕES QUE TENHO SOBRE HERÁLDICA RETIRADAS DA NET.


TRATA-SE DE UM ESCUDO SIMPLES, COMO O DOS PRIMEIROS CAVALEIROS MEDIEVAIS.
SEGUNDO LAURO ESCOBAR, ESTUDIOSO DE HERÁLDICA (CIÊNCIA QUE ESTUDA OS BRASOES) , O BRASÃO DE ARMAS FOI UMA SOLUÇÃO ENCONTRADA NA IDADE MÉDIA PARA EVITAR O FOGO AMIGO (FLECHADAS, PEDRADAS, GOLPES DE FACAS CONTRA OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS DE LUTA) PARA EVITAR ESSE PROBLEMA OS CAVALEIROS COLOCARAM UMA MARCA EM PLACAS DE MADEIRA, UM ESCUDO , FÁCIL DE SER VISUALIZADO PELOS COMPANHEIROS. NO COMEÇO ESSAS MARCAS ERAM REPRESENTADAS POR DESENHOS MUITO SIMPLES, UMA LISTRA VERTICAL, UMA LISTRA HORIZONTAL ENTRE OUTRAS.  ENTÃO COMEÇARAM AS SOFISTICAÇÕES, COMEÇOU-SE A USAR PARA MARCAR O ESCUDO, TUDO AQUILO Q ERA CONHECIDO NA EUROPA DA IDADE MÉDIA, OS SÍMBOLOS (COROAS, CASTELOS, ANIMAIS, PARTES DO CORPO E ETC.).
OS FILHOS SE SENTIAM FELIZES E HONRADOS EM USAR O ESCUDO DOS PAIS, ASSIM OS ESCUDOS PASSARAM A PERTENCER ÀS FAMÍLIAS.

O NOSSO ESCUDO TEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

O significado das cores nos brasões:
Preto = perdas familiares em guerrilhas.
Prata ou cinza = pureza.
Ouro ou amarelo = generosidade, mente elevada, muito inteligente.

Ainda de acordo com as informações retiradas da net, o brasão assemelha-se aos formatos de brasões alemães de chefe de família.

Então concluo que nosso brasão, pode não ser verdadeiro, mas tem características interessantíssimas, que posso arriscar em dizer que, em especial o significado das cores, estão presentes no carácter na maioria dos  Berbert’s que conheço.  Espero  comentários queridos!!! Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário